top of page

SEMINÁRIO ARBITRAGEM NO AGRONEGÓCIO ACONTECERÁ ESTE MÊS


A Câmara de Mediação e Arbitragem de Alagoas – Cameal e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – FAEAL – realizarão, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 9h, o Seminário Arbitragem no Agronegócio. O evento gratuito acontecerá na sede da FAEAL e será ministrado por Eliana Baraldi, advogada, árbitra de diversas câmaras nacionais e estrangeiras, mediadora, ex-presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem das Sociedades dos Advogados da OAB/SP e doutora em Direito Internacional pela USP.


O objetivo da palestra é difundir a arbitragem como um importante instrumento para que o produtor rural possa resolver seus litígios de forma extrajudicial, sobretudo, em questões patrimoniais.


Como bem pontuou nossa presidente Lavínia Guimarães Mata:


“A arbitragem é um caminho diferente do judiciário. É um processo extrajudicial, com muito mais celeridade e sigilo. O grande ganho do produtor rural ou de qualquer pessoa que utiliza a arbitragem é que, diferentemente do poder judiciário, onde um processo pode demorar anos, é possível resolver litígios em até três meses. Além disso, há a questão da confidencialidade. Tudo o que é tratado na Câmara fica restrito às partes”,


A presidente asseverou ainda, que a utilização da arbitragem no agronegócio já é uma realidade em outros estados brasileiros. “Precisamos avançar em Alagoas e, por isso, viemos buscar parceria com a Federação da Agricultura. Começaremos a aproximar a arbitragem dos produtores rurais locais”, comenta a presidente da Cameal.


“Essa parceria da FAEAL com a Câmara de Arbitragem é mais um importante passo no sentido de garantir, aos produtores rurais de Alagoas, oportunidades para que eles possam resolver seus litígios de forma muito mais célere, sem maiores constrangimentos entre as partes e sem a morosidade que infelizmente verificamos no judiciário. Se o produtor absorver esta mensagem, sem dúvida, o maior beneficiado será ele”, ressalta o presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida.


bottom of page